Dia de Combate à Dengue é marcado por vistorias e orientações aos moradores em Petrolina

Neste sábado (19), data alusiva ao Dia Nacional de Combate à Dengue, a Prefeitura de Petrolina intensificou ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação aconteceu em bairros que apresentaram o maior índice de infestação do mosquito de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado neste mês.

Mais de 40 Agentes de Combates as Endemias (ACE) participaram da atividade.  Foram vistoriados casas nos bairros Vila Eduardo, Santa Luzia e João de Deus. Essa ação teve como objetivo conscientizar os moradores e, ao mesmo tempo, mobilizá-los para vistorias em seus quintais e espaços domiciliares que possam acumular água parada e servir de criadouro para o mosquito.

Esse trabalho já é realizado diariamente pelos Agentes de Combates as Endemias, o objetivo nesse sábado foi intensificar a procura por possíveis criadouros do mosquito. “Destacamos a importância do apoio da população quanto aos cuidados orientados pelos agentes durante a visita nos domicílios. Fazer a vistoria semanal em seus quintais, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água e que sirva como um possível criadouro já é muito importante”, destaca a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

COMPARTILHAR