Dia D de vacinação contra a gripe movimenta postos de saúde em Petrolina

A mobilização nacional conhecida como ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe movimentou os postos de saúde de Petrolina durante este sábado (12). Ao todo, 52 unidades na sede e no interior, além de três pontos móveis, receberam os grupos prioritários para a imunização que protege contra três tipos de vírus: H1N1, Influenza B e H3N2.

A unidade de saúde escolhida como referência para o ‘Dia D’ foi a Ricardo Soares, na COHAB Massangano. Além da vacinação, outras atividades, como aulão de zumba, música ao vivo e sorteios de brindes marcaram a data. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também prestigiou o evento.

De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Marlene Leandro, cerca de 500 doses foram aplicadas somente na unidade Ricardo Soares. O número consolidado da cobertura vacinal durante o ‘Dia D’ será divulgado nos próximos dias.

“Esperamos atingir a nossa cobertura vacinal até o final da campanha, que é 1° de junho. Então, quem não conseguiu se vacinar neste sábado, tem mais uns dias pra se programar”,afirma.

 A secretária destaca ainda a importância da vacinação pelos grupos prioritários. “O público alvo da campanha da gripe é selecionado de acordo com aqueles que estão mais vulneráveis ao vírus. Quanto mais gente se imunizar, menor é a disseminação do vírus”,destaca.

 Portanto, idosos acima de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; professores da rede privada e pública e trabalhadores da área da saúde que ainda não se vacinaram, devem comparecer ao posto de saúde mais próximo para se proteger do vírus da gripe.

COMPARTILHAR