Cuidados com o lixo ajudam a evitar problemas na época da chuva

O verão é marcado pelo início do período chuvoso em Petrolina e toda região do Vale do São Francisco. Essa mesma chuva que traz alegrias ao sertanejo, ameniza o calor e alivia a seca, também é a que pode trazer prejuízos, principalmente, na área urbana. O descarte em local inadequado de lixo e resíduos sólido pode gerar transtornos no período chuvoso, como inundações e represamento de água em vias de maior fluxo.

Jogar lixo no chão, em terrenos baldios e canais de água pluvial, são exemplos de ações que podem causar prejuízos à drenagem da água água da chuva. Segundo o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, a prefeitura já faz um trabalho preventivo durante todo ano, mas a população precisa fazer sua parte para que não haja danos materiais e a segurança dos petrolinenses.

“Todos os canais foram completamente limpos até o mês de outubro, para que, durante os outros meses, pudéssemos apenas dar manutenção. Porém, o que a gente percebe é que muitas pessoas jogam lixo doméstico, mesmo tendo coleta de lixo passando na porta três vezes por semana. Além termos, nesses dois dias de chuva, percebido que as bocas de lobo que drenam água pluvial, estavam cobertas de lixo trazidas pela água. Precisamos que a população colabore para que não haja prejuízo para ela mesma nesse tempo chuvoso” afirma o gestor.

COMPARTILHAR