Criatividade e clima junino: Concurso de Ruas Ornamentadas’ mobiliza bairros da cidade

Mais que uma competição, o ‘Concurso de Ruas Ornamentadas’ de Petrolina é uma forma de envolver a cidade na atmosfera tão característica do Sertão e da cultura regional. E na noite deste domingo (23), uma comissão julgadora visitou seis ruas inscritas na edição 2019 da competição promovida pela Prefeitura de Petrolina. Integrando o calendário junino do município, o concurso espalhou o clima de São João pelos bairros da cidade.

O cronograma de visitadas iniciou por volta das 19h, como recomendava o edital. Percorrendo diferentes regiões da área urbana do município, os jurados analisaram os critérios: originalidade; criatividade; qualidade estética; animação e envolvimento da comunidade. Este ano, o concurso irá distribuir, no total, R$ 12 mil em prêmios, além de troféus para as três primeiras colocações.

A iniciativa da prefeitura, coordenada pela Secretaria Executiva de Cultura tem o objetivo de incentivar os moradores a decorar e animar suas ruas com temas dos festejos juninos, proporcionando aos moradores e turistas momentos de lazer e de valorização cultural.

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, destacou a satisfação de encontrar tanto moradores envolvidos e da criatividade da população. “Nosso concurso de ruas é, antes de tudo, uma celebração, uma afirmação de que o nosso São João vai do Baião, do aboio a Alok. É a certeza de que além de uma festa de entretenimento, temos a responsabilidade da manutenção cultural. É lindo de se ver. Cada rua traz uma mensagem sua, particular. É emocionante. É um São vivo dentro das comunidades“, pontua.

O resulta das ruas vencedoras será divulgado no dia 25 de junho, no Diário Oficial do Município, no site: https://www.petrolina.pe.gov.br/diario-oficial. A solenidade de premiação das ruas vencedoras acontecerá no dia 29 de junho durante o Forró da Espera, às 22h, no Estádio Paulo de Souza Coelho.

Fotos: Sérgio de Sá

COMPARTILHAR