Desde o inÃcio de agosto, a Prefeitura de Petrolina retomou um importante serviço para garantir assistência social à população. Trata-se do projeto ‘CRAS nas Comunidades’ que tem levado os atendimentos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) à s pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e tem como objetivo oportunizar à s famÃlias o acesso aos programas e serviços disponibilizados nos Cras. O projeto tem como objetivo estimular o fortalecimento de vÃnculos familiares e comunitários, através do trabalho social com as famÃlias, prevenir rupturas de seus vÃnculos, promover acesso de direitos e contribuir na melhoria de qualidade de vida nas comunidades que não possuem uma unidade do Cras.
A secretária executiva de Proteção Social Básica, Segurança Alimentar e Nutricional, Doriane Secchi Mascarelo, explica que o projeto vem contribuindo com a ampliação das polÃticas públicas de assistência social em Petrolina.
Segundo balanço da pasta, desde a retomada do projeto, quase 1300 famÃlias já foram atendidas em comunidades como: Agrovila Massangano, Dom Avelar, Fernando Idalino, João de Deus, José e Maria, entre outros.
O CRAS nas Comunidades’ oferece orientação sobre emissão de documentos, encaminhamentos para 2ª via de certidão de nascimento, orientação e atualização do Cadastro Único, orientação e requerimento de BPC, acompanhamento técnico (assistente social e psicólogo), entre outras atividades.