Comerciantes informais começam a receber cartões de identificação

Elias Alves trabalha com o comércio informal há mais de 30 anos, no Centro de Petrolina atua há quatro vendendo artigos variados como pano de prato, sombrinha e brinquedos. Nesta quarta-feira (4), ele recebeu da prefeitura um cartão de identificação que o autoriza a comercializar seus produtos em um determinado local da região central do município. A iniciativa faz parte do programa Calçada Livre, que tem o objetivo de melhorar o ordenamento urbano da cidade.

Assim como Elias, cerca de 140 comerciantes informais que atuam no Centro também foram cadastrados e já podem receber o cartão. A entrega está sendo realizada na sede da Secretaria Executiva de Segurança Pública, localizada na Avenida Darci Ribeiro, 700, Maria Auxiliadora, das 8h às 12h. Os ambulantes precisam apresentar um documento com foto para pegar o cartão.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa, lembra que o documento é intransferível e de uso obrigatório durante o exercício da atividade. “Os comerciantes assinam um termo assumindo diversos compromissos, como o de manter o espaço limpo, obedecer o horário estabelecido e zelar pelo patrimônio público”, explica.

Seguindo o mapeamento feito pela equipe de Disciplinamento Urbano, o trânsito de pedestres no passeio público vai fluir de forma mais livre. Elias Alves elogiou a ação da gestão do prefeito Miguel Coelho. “É uma boa iniciativa para a organização da cidade, vai ser bom pra gente”, acredita.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR