Com grandes investimentos, prefeitura garante melhorias em comunidades rurais

Com um trabalho focado no apoio e fortalecimento da agricultura familiar, a Prefeitura de Petrolina vem promovendo importantes ações de inovação que resultaram na melhoria da qualidade de vida e em benefícios para diversas comunidades rurais.

Exemplo disso, é o ‘Programa Água Boa’, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário que está atendendo centenas de comunidades rurais que não são contempladas pela Operação Carro-Pipa ou outro tipo programa. Este é o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota a medida e dobra o número de carros-pipa de 10 para 20 veículos, ampliando o abastecimento às comunidades.

Outro projeto exitoso, com atendimento direto ao setor produtivo, são os ‘Terreiros Produtivos’, realizado pela prefeitura, que aproveita ao máximo as águas de poços tubulares para ampliar a produção e renda dos agricultores.

A primeira unidade demonstrativa foi inaugurada neste ano e utiliza a água de um poço tubular com vazão de 3.000 litros/hora e irriga, inicialmente, uma área de 0,5 hectares de palma e 0,4 hectares de sorgo forrageiro, além do umbu. Neste trabalho, os agricultores também são orientados a empregar a água salobra de forma correta, técnica na qual as quantidades pré-estabelecidas nas pequenas plantações de espécies características da região.  Além desta, mais unidades demonstrativas serão implantadas pela prefeitura em outras localidades da zona rural.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, também reforçou o compromisso da gestão municipal em investir nos sistemas de captação da água para beneficiar a população do campo.

Realizamos importantes obras no interior, a exemplo de perfuração e instalação de poços; construção de nove barragens no interior, beneficiando as localidades de Baixa do Pretinho, Baixa Alegre, Horizonte, Ponta da Serra, Assentamento Cristalino, Chapada do Alegre, Terra Nova, Sítio Boa Vista e Olho d’água; além dos serviços de construção, limpeza e ampliação de barreiros que estamos realizando. E tudo isso mostra o compromisso do prefeito Miguel Coelho, com as comunidades rurais, aonde o mesmo vem buscando alternativas para amenizar o sofrimento do homem do campo”, disse o secretário.

Outro dado importante é a finalização do sistema de abastecimento de água das Pedrinhas e Agrovila Massangano. As melhorias também chegarão ao Assentamento José Almeida, cujo projeto de abastecimento d’água está em fase de licitação.

COMPARTILHAR