Com atuação em diversos segmentos, Vigilância Sanitária de Petrolina assegura qualidade dos serviços na cidade

Nesta sexta-feira (5), é celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. Em Petrolina, essa importante instituição tem o papel de fiscalizar a assegurar o bem-estar da população, agindo em diferentes áreas, como nos segmentos de medicamentos, alimentos, bebidas, cosméticos e saneantes, produtos de saúde, segurança ao paciente e serviços de saúde. Com inspeções e atuação eficaz no município, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) tem evitado que diversos produtos sejam comercializados de forma ilegal.

Em 2021 as equipes da Vigilância Sanitária realizaram 5.931 inspeções, um total de 1.148 cadastros de estabelecimentos foram feitos e mais de 5.440 licenças para funcionamento foram emitidas pelo órgão. Com relação à lavratura de autos e identificações de pontos comerciais em descumprimento as normas vigentes, foram registrados 137 autos de apreensão, 106 autos de infração e 48 blitz noturnas.

Somente no primeiro semestre deste ano, a instituição emitiu 4.545 alvarás sanitários, entre provisórios e permanentes, e outros  936 foram renovados, além da realização de 1.065 cadastros. Neste mesmo período, mais de seis mil inspeções em estabelecimentos comerciais foram realizadas.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, essas ações visam o cumprimento das normas vigentes para garantir a segurança da população. “O trabalho realizado pela equipe da Vigilância Sanitária é de suma importância, pois está ligado diretamente a qualidade dos serviços que são prestados e consumidos pela população. Com isso, estamos sempre presentes nos comércios e estabelecimentos da cidade”, descreveu.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária  funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e disponibiliza os telefones (87) 3864-2738 e (87) 99190-7667 para que as pessoas tirem dúvidas. Denúncias podem ser registradas através da Ouvidoria Municipal, pelo 156.

COMPARTILHAR