Cidadania é tema de palestra da Guarda Civil para estudantes de Petrolina

Cerca de 135 estudantes do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Nicolau Boscardin, no bairro Fernando Idalino Bezerra, zona leste de Petrolina, tiveram uma manhã diferente no último sábado (07). Em vez da aula tradicional, uma oportunidade de aprender mais sobre a importância do exercício da cidadania com uma palestra idealizada pela Prefeitura de Petrolina, através da secretaria-executiva de Segurança Pública.

Com o tema “Cidadania com ordem e progresso: um novo caminho”, os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), Cícero José da Silva e Raimundo Nonato da Silva, puderam destacar de maneira lúdica e prática, como a cidadania pode fazer a diferença na vida dos estudantes, enquanto cidadãos conscientes do papel que têm junto à sociedade.

De acordo com o secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, a iniciativa visa utilizar a educação como ferramenta de transformação social. “Nossa missão consiste num trabalho de policiamento comunitário. E não existe ferramenta melhor na prevenção de crimes e delitos do que a educação. Quando realizamos esse trabalho com as crianças e adolescentes estamos plantando uma semente do bem e garantindo um futuro de paz em cada comunidade”, destaca Silvestre.

CONVITE

A palestra do sábado ocorreu graças à uma solicitação enviada pela direção da escola para a secretaria-executiva de Segurança Pública, que indicou a Guarda Civil para a atividade, uma vez que a GCM também está à serviço da comunidade para realizar esse trabalho educativo junto aos estudantes. Para agendar uma palestra da Guarda,  o gestor escolar deve enviar um ofício para a secretaria-executiva de Segurança Pública com o pedido para que a palestra possa ser agendada de acordo com o cronograma de ações da corporação.