Castramóvel começará a funcionar durante o mês de maio em Petrolina

Em maio, a Prefeitura de Petrolina dará início ao funcionamento do Castramóvel – veículo que tem estrutura para castração e procedimentos cirúrgicos mais simples em animais de pequeno porte. O veículo já está na cidade e está passando pelos últimos ajustes para que possa começar a realizar os atendimentos coordenados pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária.

O Castramóvel já está equipado com autoclave, geladeira para vacinas, kits de cirurgia, cilindro de oxigênio e aparelho de anestesia inalatória. Cerca de 50 atendimentos devem ser realizados por semana.

Nesse primeiro momento, serão assistidos os animais de rua, que vão ser resgatados, de pontos estratégicos do município, por equipes do Centro de Controle de Zoonoses. O pós-operatório dos bichos deve acontecer no CCZ, depois eles ficarão disponíveis para adoção ou vão ser devolvidos aos locais onde foram resgatados. Para o coordenador do Centro, Kahel Neves, o equipamento só irá trazer benefícios para a sociedade.

De acordo com o diretor-presidente da AMVS, Marcelo Gama, o equipamento é uma importante conquista para o município. Dois médicos veterinários devem atuar no Castramóvel para realizar os procedimentos. Os profissionais vão passar por treinamento para que estejam aptos a realizarem as atividades da melhor forma.