Carnaval: especialistas da prefeitura dão dicas para curtir a festa com saúde

Para aguentar a maratona de folia momesca e aproveitar todos os polos do Carnaval de Petrolina, o folião deve ficar atento para os cuidados com a saúde. Para isso, o educador físico Thierry Novaes , e a nutricionista Célia Oliveira, ambos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) da prefeitura dão algumas dicas para quem vai curtir a festa.

A primeira dica vai para aquelas pessoas sedentárias, que não praticam nenhuma atividade física. “É interessante realizar alguns alongamentos, principalmente nas pernas, já que irá passar boa parte do tempo em pé, e também movimentos que estimulem a circulação na panturrilha. Isso vai ajudar a diminuir o cansaço e evitar possíveis lesões”, explica Thierry. “Utilizar calçados confortáveis, de preferência tênis, sempre com meias, e evitar os saltos para prevenir lesões no tornozelo também é muito importante”, diz.

O educador físico destaca ainda que ter uma boa noite de sono faz uma grande diferença. “Se vai curtir dias seguidos, procurar dormir de sete a oito horas por dia, para dar um descanso ao organismo”.

Cuidados com a hidratação e alimentação também são essenciais para manter a saúde no Carnaval. “Manter-se hidratado é fundamental, líquidos como: água, água de coco, sucos naturais, pois além de estarmos ingerindo líquidos estarão suprindo a falta de minerais. Para aqueles que estão bebendo bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar a dose da bebida alcoólica com outra bebida hidratante”,  salienta Célia.

“Já sobre a alimentação, dar preferência a refeições leves. Consumir castanhas, abacate, sempre acompanhando de um  carboidrato complexo, como por exemplo: macaxeira, batata doce,arroz integral, para a manutenção da energia mental e muscular. Frutas ricas em vitamina C também são essenciais, pois  ajudam a minimizar os estragos dos excessos. Importante  ficar atento à procedência dos alimentos, ter certeza das condições de higiene do local para evitar  infecções”, finaliza a nutricionista.

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