Através de mutirões, prefeitura ofertará cerca de 70 mil exames

A Prefeitura de Petrolina está programando uma série de mutirões para zerar a fila de espera por exames laboratoriais no município. A expectativa é que a força-tarefa oferte mais de 70 mil exames de sangue, fezes e urina. O primeiro mutirão acontecerá neste sábado (19), a partir das 7h, na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Jardim Amazonas, onde serão realizados nove mil procedimentos.

A ação é fruto de uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões do deputado federal, Fernando Filho. Somente nesta primeira edição serão investidos R$ 40 mil. De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Marlene Leandro, em 2017 foram agendados 341 mil exames laboratoriais.

“Nosso objetivo é aumentar a oferta de serviços na rede de saúde do município. Infelizmente, a demanda pelos serviços ainda é muito maior que a oferta, além disso, a grande quantidade de guias encontradas no começo do ano passado dificultou a realização do trabalho. Foram 75 mil solicitações”, frisou.

Para o mutirão deste sábado, o agendamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde e as guias estão sendo entregues na unidade. As pessoas devem retirar suas requisições, receber orientação e adquirir coletores, caso tenham exames de fezes e urina.