Assistência social é fortalecida através da Caravana da Cidadania

Prestação de serviço e alcance social. Esses dois pontos definem bem o trabalho promovido pela Prefeitura de Petrolina através do Projeto Caravana da Cidadania. Ao longo dos últimos seis meses, mais de 15 mil atendimentos sociais gratuitos foram prestados à população da sede e do interior do município. A ação que surgiu dentro dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), ajudou a fortalecer, ainda mais, a assistência social na cidade.

O residencial Vivendas foi a última comunidade a receber os serviços da Caravana, neste ano. O evento realizado no sábado (15), atraiu mais de 900 pessoas para o CEMEI Wallison Pedro Souza de Sá. Cerca 1.220 atendimentos foram registrados, entre orientação odontológica; corte de cabelo; atividades lúdicas para crianças; testes rápidos; consultas médicas; orientação sobre o desligamento do sinal analógico, entre diversos serviços. A ação foi acompanhada de perto pela prefeita em exercício, Luska Portela, pelo secretário de Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Jorge Assunção e pelas secretárias executivas Bruna Ruana e Doriane Secchi.

O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, com apoio de parceiros dos setores público e privado, foi coordenado pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social, através dos CRAS. Com perfil intersetorial a Caravana ajudou a estreitar a relação entre a população e a prefeitura.

A Caravana da Cidadania foi um marco na assistência social do município. A curto prazo, tivemos a grata recompensa de receber o reconhecimento da população. A longo prazo, estamos contribuindo para que os índices que indicam o desenvolvimento social do município saltem nos próximos anos. Agradecemos ao prefeito Miguel Coelho por todo apoio e principalmente a população por abraçar o projeto”, comemora Francinete Panta Neri, gerente de Proteção Social Básica e articuladora do projeto.

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, destaca a importância dos parceiros para o sucesso do projeto. “Recebemos um apoio muito importante de diversas instituições, empresários, artistas da região e também de outras secretarias nesses últimos meses. Essas parcerias foram essenciais para o sucesso da Caravana. Recebemos também a atenção do nosso gestor, o prefeito Miguel Coelho. Atento ao desenvolvimento do projeto, Miguel acompanhou de perto algumas edições, assim como nosso secretário de Governo, Simão Durando. Agradecemos a todos e já deixamos o espaço aberto para 2019”, disse.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR