Após desobstrução da Travessa Abílio Dias, comerciantes acreditam que movimento de clientes vai crescer

De manhã cedo, Isnaque Júnior teve uma surpresa boa quando chegou na sua loja, localizada na Travessa Abílio Dias, no Centro de Petrolina, nesta quarta-feira (29). É que depois de muitos anos, viu o tráfego da via livre pela primeira vez. Além disso, representantes da Agência Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) já estavam implementando as sinalizações verticais e horizontais na rua. Uma equipe do setor de Iluminação Pública da prefeitura também trabalhava na instalação de mais um poste no local.

Eu esperava essa benção há muito tempo, mais de 10 anos. Todos nós, comerciantes dessa rua, fomos assaltados. E hoje, para a minha alegria e satisfação, pela manhã o pessoal da Ammpla até ficou rindo, porque dei um ‘glória a Deus’”, contou Isnaque. O comerciante também comentou que grande parte dos trabalhadores informais já não estavam mais usando o espaço. “Só tinham quatro ou cinco camelôs, o resto estava vazio, sem ninguém. Estava virando uma cracolândia por aqui”, lamentou.

Francicleide Oliveira é dona de um restaurante na travessa. Segundo ela, vários estabelecimentos comerciais na rua fecharam por causa dos barracos e da criminalidade na região, mas a empresária conseguiu se manter firme. Agora, Francicleide acredita que, com a liberação do tráfego, o movimento no restaurante vai crescer. “O comércio vai passar a ser visto, que estava escondido. A gente precisava dessa benfeitoria”, declara.

Com a desobstrução, o trânsito da travessa está funcionando em sentido único, ligando as Avenidas Dom Vital e Souza Júnior. Além de ganhar um poste, todas as luminárias da rua foram substituídas por outras com maior potência, para proporcionar mais iluminação e segurança a quem passa pelo local.  Os trabalhadores informais que usavam o espaço serão relocados para outro ponto da cidade.

Fotos: Jonas Santos

COMPARTILHAR