Aniversário do Consultório na Rua é comemorado com atendimento à população em Petrolina

As pessoas em situação de rua tiveram uma tarde diferenciada nesta sexta-feira (16), em Petrolina. Oferecendo atendimento médico; testes rápidos; kits de saúde bucal; busca ativa para hanseníase e tuberculose; oficina de música; entre outros serviços, a Prefeitura comemorou, na Praça Maria Auxiliadora, três anos de atuação do programa Consultório na Rua.

O programa, que atende um público de cerca de 300 pessoas por mês no município, tem o objetivo de levar serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No ano passado, cerca de 6 mil atendimentos foram realizados. O trabalho é feito por uma equipe de profissionais, que de forma itinerante, percorre todos os bairros da cidade.

Durante o evento, os pacientes aproveitaram para agradecer à equipe pela assistência. Emocionada, a coordenadora e psicóloga, Marla Gomes, reforçou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Eles precisam entender que esse é um direito deles. Fico extremamente emocionada por saber que estamos cumprindo o nosso papel. Atendemos um público diverso, entre eles, moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas. Nossa intenção é garantir que essa população seja assistia por uma equipe de saúde, já que, ainda existem muitos fatores que dificultam a garantia desses direitos. Nós temos casos de que um simples curativo ou uma medicação são coisas extremamente distantes e o nosso serviço vem para possibilitar toda a assistência”, contou.

A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiros; técnicos de enfermagem e agentes sociais. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Fotos: Ivaldo Reges

COMPARTILHAR