Alagamentos: Prefeitura de Petrolina alerta para descarte de lixo em local inadequado

O descarte de lixo em locais inapropriados está entre um dos maiores problemas enfrentados pela Prefeitura de Petrolina. Mesmo realizando limpeza periódica em áreas públicas, a população permanece lançando resíduos sólidos em locais proibidos. Durante o período chuvoso, o transtorno se torna ainda maior: a água carrega o lixo e entope a rede de drenagem do município, causando alagamentos em alguns trechos da cidade.

Com previsão de fortes chuvas para os próximos dias, a prefeitura tem reforçado a limpeza de drenos e galerias, porém a população também precisa fazer a sua parte. Além de ser falta de educação, o que muitas pessoas não sabem é que quem despeja lixo em local inapropriado, ou até mesmo paga à um ‘carroceiro’ para jogar em qualquer lugar os resíduos, está cometendo crime ambiental. A Lei Federal 9.605/98, artigo 54, pune com reclusão de um a quatro anos e multa quem causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana.

Qualquer quantidade de material que exceda ao permitido, o cidadão deve contratar uma empresa especializada em recolhimento de lixo ou levar ao aterro sanitário existente no município para que haja a destinação correta do material. Os demais resíduos, podem ser descartados na coleta de lixo regular, que atende os bairros da área central com o recolhimento três vezes por semana.

Confira os endereços dos pontos de descarte:

  • José e Maria – R. Maria Coelho De Amorim, 4 – José e Maria
  • João de Deus – Rua vinte e três, Petrolina (por trás do cemitério do João de Deus)
  • Descida do viaduto – Ao lado do clube do carro.
  • Quati – Rua Nove (extinta lagoa de estabilização)
COMPARTILHAR