Agosto Verde: no mês de prevenção à leishmaniose, Prefeitura tem programação especial

A prevenção da leishmaniose visceral canina ou calazar é fundamental para conter os avanços da doença que se espalha silenciosamente pelo Brasil. Por isso, para conscientizar os tutores sobre a importância de medidas preventivas, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Petrolina, está com uma programação especial nesse mês de agosto.

A primeira atividade já inicia na próxima segunda-feira (5), na Escola José Ribeiro da Silva, em Nova Descoberta, interior do município. Através do projeto ‘Aprendizes do CCZ’, ação pioneira da Prefeitura de Petrolina, já capacitou cerca de 2 mil crianças, serão ministradas palestras sobre a leishmaniose.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Graziella Vasconcelos, a conscientização é a principal arma no combate a doença que é causada por um protozoário, transmitido pelo mosquito palha que, ao picar um cachorro infectado e depois o humano, causa na vítima febre alta, fraqueza, emagrecimento e em casos mais graves pode levar ao óbito.

“No animal, após infectado ele pode apresentar fraqueza, sonolência, emagrecimento, feridas na pele – principalmente no focinho -, perda de pelos, crescimento anormal das unhas, dentre outros sintomas”, explicou.

Foto: Arquivo CCZ

COMPARTILHAR