Ações de preservação marcam aniversário de 517 anos do Velho Chico

Na manhã desta quinta-feira (4), dia em que são comemorados os 517 anos do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina e instituições parceiras prestaram homenagens ao maior patrimônio natural da região. Através de atividades de conscientização ambiental, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) coordenou as atividades.

Com a ajuda dos estudantes do ensino médio da Escola Evanira de Souza Dias, de equipes da CODEVASF; Instituto Federal (IF-PE); Marinha; Exército Brasileiro; Aeronáutica; Rotary Club; Colônia de Pescadores da cidadã; representes de instituições privadas, foi realizada uma limpeza simbólica no Rio e soltura de 40 mil alevinos das espécies Curimatã e Pacamã. Ao longo da manhã, alguns estudantes ainda tiveram a oportunidade de passear em embarcações pelo Rio e integrantes do terreiro Ilê Axé dos Orixás puderam prestar homenagens ao “Rio da integração nacional”.

O diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda, destacou o comprometimento da prefeitura na preservação do Rio. ”O prefeito Miguel Coelho, através da sua gestão, está priorizando o cuidado e defesa do Rio São Francisco. Na data de hoje, lembramos à população que as ações de preservação do Velho Chico são contínuas. É importante ressaltar que é papel do poder público e também dos cidadãos proteger o Rio”, disse.

Orla Nossa– Desde 2017, a gestão municipal vem desenvolvendo diversas ações das obras de revitalização do trecho urbano do Rio São Francisco. As atividades do ‘Orla Nossa’ já removeram mais de 3.500 toneladas de sedimentos das águas do Rio São Francisco e aumentou em mais de 500% a oxigenação da água. O projeto é resultado da parceria entre a AMMA, Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Fotos: Alexandre Justino

COMPARTILHAR