Ação da prefeitura leva arraiá e serviços de saúde para moradores de rua

Comidas típicas, forró e muita animação, marcaram a festa junina das pessoas em situação de rua, em Petrolina. Realizado pela prefeitura, através do Programa ‘Consultório na Rua ‘, o evento contou com a participação de mais de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foram realizadas diversas atividades durante o encontro que contou com brincadeiras e até uma oficina de música. De acordo com a coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes, esses momentos de entretenimento fazem parte da programação de promoção à saúde.

“A saúde vai além da ausência de doenças ou de procedimentos específicos, como curativos e medicamentos, esses momentos de interação também são formas de promover saúde e vida. Foi uma festa muito legal com brincadeiras, bingo, além da oficina de música em que eles aproveitaram para cantar e tocar os instrumentos”, frisou.

Levando serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Programa ‘Consultório na Rua ‘, realizou cerca de 2.500 mil atendimentos no período de janeiro a abril deste ano. Em 2017 foram mais de 6 mil procedimentos. O trabalho é feito por uma equipe de profissionais que, de forma itinerante, percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua.

Por mês, são atendidos cerca de 300 pacientes, dentre eles, moradores de rua, profissionais do sexo, flanelinha e toda população em situação de rua. A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiros; técnicos de enfermagem e agentes sociais.  “É um trabalho muito gratificante que realizamos em Petrolina. Nosso serviço é semelhante ao oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde, porém, nós temos um público específico”, concluiu.

COMPARTILHAR