Academia da Saúde tem programação especial no Dia Mundial da Atividade Física

Nesta sexta-feira (06), em que é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, a Prefeitura de Petrolina estará realizando uma programação especial para marcar a data. O evento acontecerá no Parque Josepha Coelho, das 7h às 9h, e visa promover a prática de atividade física junto à população, assim como mostrar os benefícios à saúde.

Além de orientações sobre a prática da atividade física e hábitos saudáveis, a programação contará com exercícios aeróbios e de força; body combat; fitDance; alongamento e um café da manhã.

Em entrevista, o coordenador do programa ‘Academia da Saúde’, Paulo Ricardo Pereira, reforçou que a prática regular de atividade física é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida da população, já que o sedentarismo é considerado um dos fatores de risco para diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardiovasculares.


Entrevista:

Qual é a importância da atividade física para o corpo? O que o sedentarismo pode acarretar?

– A prática da atividade física traz inúmeros benefícios para saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela reduz o risco de morte; doenças do coração; redução de hipertensão; do estresse; depressão; entre outras doenças. Atualmente, o exercício físico tem sido algo fundamental para a qualidade de vida das pessoas. O sedentarismo faz a pessoa ganhar peso, aumentando o risco de diabetes, entre outras situações prejudiciais.  

As pesquisas mostram que a saúde do brasileiro não vai bem. Você, que convive diariamente com questões relacionadas à saúde, confirma isso?

– De fato, a saúde não vai bem devido às escolhas que têm sido feitas. Escolhas relacionadas à inatividade física e a má alimentação. É fundamental que as pessoas tomem consciência de que a prevenção é o melhor caminho. É preciso sair do sofá, se movimentar e escolher melhor o que se come.

Muitos alegam falta de tempo para cuidar da saúde. Existem alternativas mais fáceis para quem tem uma vida muito corrida?

– A falta de tempo não é desculpa. Se as pessoas tirassem 30 minutos do seu dia para fazer alguma atividade, como por exemplo caminhar, pedalar ou correr, elas já estariam trazendo inúmeros benefícios para a saúde, aumentando a qualidade de vida e a estimativa dela.

Quais ações à Secretaria de Saúde oferece diariamente com relação à prática da Atividade Física?

– Diariamente a Secretaria de Saúde promove ações relacionadas ao exercício físico, seja com os educadores e fisioterapeutas do NASF-AB que fazem um trabalho excelente, inclusive de pilates, ou do trabalho realizado nas ‘Academias da Saúde’. Em Petrolina, o equipamento existe em quatro localidades: Cosme e Damião; Vila Eulália; Idalino Bezerra e Praça da Sementeira. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com turmas manhã, a partir da 6h30, e a tarde com início às 15h. Para participar basta se dirigir a academia mais próxima portando o cartão do SUS. Os alunos também são acompanhados por uma equipe composta por nutricionista e fisioterapeuta, em parceria com o NASF-AB.

 

COMPARTILHAR