49ª Olimpíadas Estudantis levarão esporte a mais de sete mil adolescentes

Foi dada a largada nesta segunda-feira (06) para a maior competição estudantil da região. As 49ª Olimpíadas Estudantis de Petrolina foram abertas numa cerimônia que marcou também a reinauguração do Ginásio Osvaldo de Carvalho. O evento esportivo reunirá mais de sete mil adolescentes de escolas públicas e particulares em várias modalidades disputadas até o mês de outubro.
Diante de centenas de alunos, professores e familiares, a cerimônia de abertura foi marcada pela tradição e expectativa. Como ocorre em competições de nível internacional, os jogos tiveram o acendimento da pira olímpica, o juramento pelas boas práticas esportivas e o desfile das cerca de 60 equipes envolvidas nos jogos.
Cumprida a fase simbólica, o prefeito Miguel Coelho autorizou o início das partidas, desejando sorte a todos os competidores e ressaltando a importância das Olimpíadas para a formação de novos atletas. “Com certeza teremos a descoberta de novos talentos em variadas modalidades para quem sabe esses adolescentes participem de competições internacionais no futuro como já ocorre hoje, levando o nome de nossa cidade para cada canto do mundo. Mas o mais importante que esse investimento da Prefeitura de Petrolina proporciona é fortalecimento do espírito de solidariedade e respeito”, afirmou o prefeito.
Todo a competição é aberta ao público de forma gratuita em cinco grandes palcos: Ginásio Osvaldo do Flamengo, Estádio Paulo Coelho, Sesc, Sesi e Parque Josepha Coelho. Os estudantes participam em categorias nas faixas de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos em torneios de futsal; futebol de campo; futebol de 7; handebol; basquete; e vôlei. Em todas as modalidades serão disputadas partidas femininas e masculinas.
As 49ª Olimpíadas Estudantis serão realizadas ao longo de cinco meses, com centenas de partidas em duas fases, as primeiras já iniciadas nesta segunda-feira. Além de alunos das escolas estaduais e municipais, participam entidades privadas, configurando uma grande rede integrada de incentivo ao esporte e fortalecimento de laços sociais entre os adolescentes.
Fotos: Jonas Santos
COMPARTILHAR