40 mil pessoas já foram beneficiadas com novos postos de saúde

Principal porta de acesso aos atendimentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vêm passando por uma verdadeira transformação em Petrolina. Em um ano, mais de 40 mil pessoas já foram beneficiadas com a abertura de 12 postos de saúde.

Sem as unidades, esse volume de gente quando necessitava de atendimento médico ou de um simples medicamento, precisava andar longas distâncias. No caso da comunidade do Lajedo, por exemplo, eram 37 km de chão a pé ou transporte até julho do ano passado, data em que passou ter um posto de saúde na comunidade.

Já foram beneficiadas nos dois últimos anos com novas unidades de saúde as localidades de N-6; Jardim Petrópolis; Alto do Cocar; Jardim Maravilha; Lajedo; N-4; Capim; Fernando Idalino; São Jorge; São Gonçalo; Roçado e Mandacaru. Mais quatro postos serão abertos nas áreas rural e urbana. Os bairros contemplados serão: Rio Corrente; Cruz de Salinas; Bom Jardim e São José.

Mas, as boas notícias na área da saúde não param por ai. Uma parceria entre o Governo Federal e a prefeitura já resultou no início das obras de duas novas Unidades Básicas de Saúde, nos bairros Terras do Sul e São José, além da ampliação UBS Dra. Sinhá, no Alto da Boa Vista. Com um investimento de quase R$ 2 milhões as novas unidades vão beneficiar cerca de 6.200 famílias.

“A distância e o tempo podem ser fatores decisivos na assistência médica, quanto mais descentralizado, melhor, pois permitirá um maior acesso às pessoas. É importante garantir o acompanhamento das famílias de uma forma completa e a gestão municipal, através do programa Petrolina Cuida, não tem medido esforços para garantir esse direto do cidadão”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

COMPARTILHAR