Shows e apresentações culturais animam tradicional ‘Festa de Santo Antônio’ na Ilha do Massangano

A tradicional ‘Festa de Santo Antônio’ na Ilha do Massangano foi realizada nesta quarta-feira (13), em Petrolina. O festejo acontece anualmente começando com a novena ao santo padroeiro e sendo finalizado na 10ª noite com shows de atrações culturais e apresentações de bandas.

Ao chegar à ilha, o visitante percebe que o clima junino está por toda parte do local: bandeirolas e uma imagem do santo casamenteiro recepcionam as pessoas logo na entrada. A Ilha do Massangano preserva uma arquitetura simples que encanta quem passa. No trajeto para o pátio de shows, uma roda de capoeira no estilo da benguela já demonstra que a comunidade cultiva as tradições remanescentes africanas.

No pátio de eventos da ilha, a Camerata 21 de Setembro abriu os shows com um concerto junino, trazendo no repertório músicas regionais. Em seguida, o ‘Samba de Véio da Ilha’, patrimônio histórico e artístico de Pernambuco, animou os presentes e colocou todo mundo pra dançar. Em seguida Nilton Freitas e Trio Granah finalizaram a noite do festejo centenário. A ‘Festa de Santo Antônio’ é de realização da Associação Cultural Josefa Isabel dos Santos do Samba de Véio da Ilha do Massangano, com apoio da Prefeitura de Petrolina.

Fotos: Alexandre Justino
COMPARTILHAR