Prefeitura orienta sobre vacinação contra o sarampo

Diante de alguns registros de sarampo na região, a Prefeitura de Petrolina destaca a importância da imunização de crianças e adultos. O alerta é para que todos atualizem sua situação vacinal e garantam a imunização contra diversas doenças.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres). Nesta semana, Petrolina recebeu cerca de 3 mil doses. A tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba já está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF), nas áreas urbanas e rural.

De acordo com o calendário nacional de vacinação, a tríplice viral deve ser aplicada em crianças a partir dos 12 meses de idade. Já aos 15 meses o reforço na imunização é feito com a vacina tetraviral ou a tríplice viral mais varicela. Porém, foi recomendado pelo Ministério da Saúde, que as crianças a partir dos seis meses de idade até 11 meses e 29 dias deverão tomar a “dose zero” para a proteção contra o sarampo.

Jovens e adultos até 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice viral. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses da referida vacina, independente da idade.

“É importante que a população vá a um posto de saúde, munida da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose. Vale lembrar que quem já tomou a vacina ou já teve a doença já está imunizado”, salienta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, o Marlene Leandro.

COMPARTILHAR