Prefeitura orienta sobre campanha de vacinação contra o sarampo

Iniciou nesta segunda-feira (7), em Petrolina, a campanha de vacinação contra o sarampo.  A ação, que segue orientação do Ministério da Saúde, terá dois grupos como público alvo. A primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro e irá imunizar somente  crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D para o próximo dia 19. Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa-etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.

Em Petrolina, foram notificados quatro casos suspeitos, porém, todos já foram descartados por critério laboratorial. A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Na área rural, com funcionamento de 7h às 13h, e de 8h às 16h45 na zona urbana.

 “É importante que os pais ou responsáveis verifiquem a carteira de vacinação da criança e leve até a unidade de saúde caso esteja com o esquema vacinal incompleto. Cabe lembrar que, antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação. Ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas doses. A primeira com 12 meses de vida e a segunda aos 15 meses.”, explicou a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

DADOS DE SARAMPO

De acordo com o boletim do Ministério da Saúde divulgado na última sexta-feira (4),  nos últimos 90 dias, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados (RJ, MG, MA, PR, PI, SC, RS, CE, MS, PB, PE, PA, DF, RN, ES, GO, BA E SE).

Foram confirmados seis óbitos por sarampo no Brasil, sendo cinco em São Paulo e um em Pernambuco. Quatro óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e dois em adultos com 31 e 42 anos.

Foto: Divulgação PMP

COMPARTILHAR