Pós-Carnaval: prefeitura reforça testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis

O Carnaval de Petrolina acabou, mas o alerta da prefeitura para a prevenção contra o HIV e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) continua.  Se você fez sexo sem camisinha ou compartilhou seringas nesse período deve saber que pode ter sido contaminado pela sífilis, gonorreia, hepatite B e pelo HIV – vírus causador da Aids.

Por essa razão, é importante fazer um check-up para verificar como está a sua saúde. Para isto, basta procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, ao lado da Secretaria de Saúde, na Avenida Fernando Góes, nº 537, Centro. O serviço dispõe de testes rápidos gratuitos para Hepatites virais (B e C), sífilis e HIV, além da dispensação de preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.

Apesar da distribuição dos cerca de 80 mil preservativos pela prefeitura durante os quatro dias de Carnaval, nesse período são recorrentes os casos de sexo sem camisinha. Só se descobre uma infecção sexualmente transmitida pelo exame de sangue. Camisinha é essencial. Os casos com diagnóstico positivo recebem imediatamente encaminhamento ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) para receber orientações, realização de outros exames específicos e iniciar tratamento preconizado“, explica Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde.

COMPARTILHAR