Petrolina receberá artistas de várias cidades do Nordeste em 35ª edição do ‘Festival de Violeiros’

A Concha Acústica da Praça Dom Malan, no centro de Petrolina, será o palco de mais uma edição do ‘Festival de Violeiros’. O evento que completa 35 edições em 2019, faz parte do Circuito Junino da Prefeitura de Petrolina. Nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, violeiros e repentistas de renome nacional apresentarão ao público da região as riquezas da cultura popular nordestina através do improviso, do dedilhar da viola e da literatura de cordel.

Ao todo, 16 violeiros subirão ao palco encantando e divertindo o público de forma gratuita. Uma comissão julgadora formada pelos poetas convidados ficará responsável por avaliar critérios como: métrica; rima e oração da arte repentista dos cantadores.

Os nomes confirmados para essa edição são: Ivanildo Vila Nova (Recife-PE); Valdir Laurentino (Campina Grande – PB); Valdir Teles (Tuparetama-PE); Zé Viola (Bocaina-PI); Rogério Menezes (Caruaru- PE); Raulino Silva (Caruaru –PE); Antônio José (Flores- PE); Dimas Fernandes (Buíque- PE); Rinaldo Aleixo (Tupanatinga- PE); Paulo Maia (Juazeiro- BA); Antônio Severo (Petrolina- PE); Cícero de Souza (Serra Talhada); Francinaldo Oliveira (São José do Belmonte –PE); Máximo Bezerra (Venturosa –PE); Damião Enésio (Serra Talhada- PE) E Bê Cabloco (Conceição – PB).

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena destaca o envolvimento de artistas de várias cidades do nordeste. “O tradicional Festival de Violeiros evidencia a grandeza dos nossos festejos Juninos. Estamos atentos ao nosso redor cultural. Será uma noite de rica de elementos da identidade nordestina com a presença de artistas de vários pontos do Nordeste“, destaca.

A iniciativa da Prefeitura de Petrolina em parceria com a Associação dos Cantadores e Poetas do Vale do São Francisco vai premiar as melhores duplas com troféus e valores em dinheiro.

Fotos: Adailma Gomes 

COMPARTILHAR