Em um ano e meio, prefeitura castra mais de 1.100 animais e evita abandono nas ruas de Petrolina

Desde janeiro de 2017, a Prefeitura de Petrolina retomou as cirurgias de castrações em cães e gatos do município e somente neste período foram realizados cerca de 1.100 procedimentos na cidade. A castração é realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e tem o objetivo de evitar a reprodução desordenada de cães e gatos, além de promover a conscientização da população sobre a necessidade da esterilização cirúrgica dentro da guarda responsável.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, além dos animais recolhidos na rua, o órgão realiza o procedimento em animais que pertencem a famílias de baixa renda. “Os donos desses animais precisam comprovar a baixa renda e a residência no município, depois disso, agendamos o procedimento. É importante ressaltar que o serviço é gratuito, custeado pelo poder público”, ressaltou.

A veterinária explica que a castração consiste na retirada do útero, ovários e tubas uterinas, no caso das fêmeas. Nos machos, na retirada dos testículos. “A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Em torno de 10 dias o animal estará totalmente recuperado”, frisou.

A castração pode ser feita a partir dos oito meses de idade. Para agendar atendimento, o interessado pode entrar em contato pelo telefone através do número: (87) 3867-4774 ou comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Jatobá do bairro Pedra do Bode, Nº 01.

COMPARTILHAR